quinta-feira, 14 de março de 2013


AS CARACTERÍSTICAS DOS MEIOS DE APRENDIZAGEM INTERACTIVA ONLINE

Este artigo aborda as tecnologias usadas para superar a distância da aprendizagem feita online. Esta é um instrumento de cooperação, colaboração, e comunicação. Estes dispositivos permitem o ensino, a estrutura, a formação e tecnologia de apoio, orientação para novos papéis, processos, a interação entre o professor e outros.
 As tecnologias, como canais através dos quais os modos passam, diferem nas respostas que evocam. Apesar das suas diferenças, o ensino online e a aprendizagem por média têm em comum a capacidade de trazer os alunos em tempo útil no contacto com os seus tutores, o conteúdo, e os seus pares (Moore, 1989), reduzindo a distância transaccional (Chen & Willits, 1998).
Segundo o autor a impressão fez parte do primeiro mecanismo do ensino - o livro - e livros foram os primeiros bens de produção em massa (McLuhan, 1964). Impressão era, inicialmente, o meio dominante na educação à distância (Scriven, 1993), e os estudantes à distância, tradicionalmente, têm gasto muito do seu tempo a estudar sozinhos nos materiais do texto-base (Bates, 1995).
Com os gráficos podem aumentar a motivação dos utilizadores, apronta a perceção a pedir auxílio, e assistiram ao desenvolvimento do pensamento de ordem superior e formação do conceito. Além disso, os gráficos não animados combinam com o elevado conteúdo de informação com baixa produção e distribuição de custos.
As vantagens das diversas formas de conteúdo de vídeo na prática atual continuam a ser debatidas. Em alguns estudos, a animação foi mostrada para resultar numa " aprendizagem mais eficiente ". (Fahy, 2008)
Uma das formas para uma aprendizagem de qualidade, segundo Fahy (2008), é a utilização da videoconferência. As sessões de videoconferência acrescentam uma sensação de envolvimento direto e presença física entre os alunos geograficamente dispersos, providenciam oportunidades para uma aprendizagem de qualidade, providenciam oportunidades de aprendizagem interativa e ao vivo para lugares distante e eliminam ou reduzem o tempo de viagem.
Os pontos fortes da utilização da videoconferência para a aprendizagem e o ensino podem ser explorados com estratégias funcionais apropriadas.
O uso do áudio no ensino, também levanta desafios técnicos no que toca ao armazenamento e à largura de banda, tal como nos aspetos pedagógicos. O áudio online pode ser particularmente útil no ensino por várias razões.
Um ponto importante na seleção de uma mistura de outras tecnologias para usar com o áudio síncrono é a importância pedagógica relativa do desenvolvimento de relações versus troca de informação. Picard (1999) vê o áudio síncrono como uma contribuição-chave devido à sua capacidade para promover o desenvolvimento de relações sociais. A necessidade por outras tecnologias, de acordo com Picard, depende do grau de necessidade de trocar informação.
Quando as necessidades para desenvolver relações e trocar informação são ambas baixas, o áudio, por si só, é suficiente. Quando ambas as necessidades são elevadas, porém, áudio, vídeo e dados (incluindo texto) devem estar todos presentes. O desenvolvimento de relações pode ser destacado pela combinação de conferências áudio e vídeo, com dados, especialmente texto (Picard, 1999).
A aprendizagem online quase sempre se associa a uma aprendizagem pela Internet, que oferece iguais vantagens e desafios ao educadores e orientadores. As vantagens surgem na enorme capacidade da internet em ligar os participantes com a informação e entre eles (Haughey & Anderson, 1998).
Problemas com a navegação, estrutura, interatividade, complexidade, segurança, estabilidade e tempo gasto pelos utilizadores confusos ou indisciplinados afeta, contudo, a sua utilidade.
A Internet oferece meios para atrair a atenção dos alunos e apresenta oportunidades em focar perceções e chamadas imediatas. A participação do aluno pode ser efetuada, especialmente com comunicações mediadas por computador (Computer-mediated communications - CMC) e no uso de projetos de aprendizagem colaborativa.
Desenvolvimentos como novas versões da Internet, acesso global mais uniforme, software social e a constituição do movimento open-source prometem novos desenvolvimentos na evolução dos média.

Fahy,P.(2008) As Característica dos Meios de Aprendizagem Interativa Online. Athabasca University 

Meu Comentário:
A constante evolução dos media tem vindo a criar condições para uma maior disseminação da aprendizagem interactiva online. Novas versões da Internet, acesso global mais adequado e uniforme, emergência de novo software social ou a constituição do movimento open-source, são exemplos dessa evolução que deve ser aproveitada para o fortalecimento da aprendizagem em contexto educativo online. Assim os educadores, deste meio de aprendizagem, devem ter a percepção das novas tendências tecnológicas na sociedade e a sua, natural, emergência na sala de aula virtual.



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