quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sherry Turkle: Connected, but alone?


      O facebook, mensagens de texto, entre outros, são projetados para ajudar as pessoas a comunicarem, mas, é claro, que é necessário interagir com outras pessoas fora dessas ferramentas também. Pessoalmente, eu não acho que estamos num caminho de isolamento humano completo ou que estamos à procura de substitutos robóticos para a nossa comunicação interpessoal. A maioria das pessoas tem uma necessidade de estar fisicamente na presença de outras pessoas, pelo menos, uma parte do tempo. O discurso de Sherry foi ótimo. Ela representava uma grande questão, enviou uma grande mensagem, e deu a todos na plateia foco na consciência.

      Existe um equilíbrio. Devemos usar a tecnologia para melhorar, e não substituir, a nossa interação social. Precisamos de tempo longe da tecnologia, assim como precisamos de tempo longe das pessoas, às vezes. No entanto, é por isso que nem tudo o que fazemos com os nossos telefones em torno da interação com os outros (por exemplo, jogos, vídeos, etc), e é assim que os nossos dispositivos ajudar a suportar a chamada de Sherry para a ação. Será que vamos recorrer a um desejo de companheirismo robô sobre os seres humanos no futuro? Acho que essa é uma outra questão para outra discussão. Mas a minha resposta neste momento seria um confiante "não".



Web Social


      Web social é um conjunto de relações sociais que ligam as pessoas através da World Wide Web. A web social engloba como os sites e softwares são projetados e desenvolvidos para apoiar e promover a interação social. Essas interações sociais online formam a base de boa parte da atividade online, incluindo compras on-line e educação, jogos e sites de redes sociais. O aspecto social da Web 2.0 tem sido o de facilitar a interação entre pessoas com gostos semelhantes. Estes gostos variam, dependendo de quem é o público-alvo e o que ele está procurando. Para os indivíduos que trabalham no departamento de relações públicas, o trabalho muda constantemente e o impacto vem da web social. A influência, realizada pela rede social é grande e está sempre mudando. Como as atividades e a comunicação das pessoas na web aumentaram, informações sobre suas relações sociais tornaram-se mais disponível. Sites de redes sociais como MySpace e Facebook permitem que pessoas e organizações entrem em contato umas com as outras . Hoje, centenas de milhões de usuários da Internet estão usando milhares de sites de redes sociais para ficar conectado com seus amigos, descobrir novos amigos e compartilhar conteúdo criado por eles, como fotos, vídeos, bookmarks e blogs, mesmo através de plataformas móveis. A Web social está rapidamente reinventando, indo além das simples aplicações web que conectam os indivíduos pra se tornar uma forma totalmente nova de vida.


Software Social



      O Software social é aquele que suporta a interacação em grupo e serve de base de apoio a redes de educação e formação, permeando a construção efectiva de uma  "Comunidade de Aprendizagem"  e a inerente co-construção do conhecimento.~

    As pessoas ligam-se por meio de transmissão de pensamentos, opiniões e emoções, isso permite a identificação e coesão da Comunidade.

     Boyd(em Owen,2006), define o software social enumerando 3 tipos de suporte de interação social:
- Interacção convencional para trabalho colaborativos, por meio de messenger, blogs, entre outros.
- Interacção social, em que os alunos avaliam as competências e falhas de cada um e constroem uma reputação social
- Interacção através das redes sociais, para criarem e gerirem explicitamente e publicamente as relações

   Owen (2006) refere que o software social causa mudanças na sociedade, pois os indivíduos ficam mais centrados na comunidade e nos seus problemas.
Promove um ambiente colaborativo, em detrimento de um ambiente de competição, vivido no ambiente tradicional.

  Os grupos afiliam-se a estes grupos virtuais com o objetivo intrínseco de se apoiarem mutuamente. Há troca e partilha de conhecimentos, aprendendo e ensinando, contribuindo assim para o sucesso do todo.

 Os grupos são baseados na confiança e geridos democraticamente, única hipótese em ambientes tão livres.
Alimentam-se internamente, com os seus próprios recursos, o que faz destes grupos sobreviventes resistentes, o que não acontece no ensino tradicional.
Pode denominar-se de software social, todo o suporte para co-construção de conhecimento em redes de interação.

Web 2.0

      O termo "Web 2.0" foi criado pela empresa O'Reilly Media em 2004 e refere-se a uma segunda geração de serviços na Internet com ênfase na colaboração e partilha de informação. O que era um título de uma série de conferências tornou-se um rótulo definidor de uma série de "sites". Mas é também criticado por muitos que o vêem como um mero e vazio truque de "marketing".
        Segundo Tim O'Reilly, fundador da O'Reilly Media, a Web 2.0 "é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência colectiva".